CLAUDIA MAIOLE

    Com 31 anos de profissão na área da dança, atua como Maitre de Ballet, arte-educadora, coreógrafa, ensaiadora e produtora cultural. Sua formação é o resultado de experiências com dança clássica, jazz, dança moderna e contemporânea, terapias corporais, teatro, criação e produção de espetáculos. Graduada em Biologia e formada em Medicina Tradicional Chinesa é facilitadora de oficinas de prevenção e consciência corporal para a dança.
    Atualmente é conselheira fiscal do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR, onde desenvolve pesquisas na área de consciência corpora e diretora executiva da AMA Cia. de Dança. Professora de dança clássica na Escola Municipal de Ballet, na Casa da Cultura “Fausto Rocha Jr.”, Joinville – SC desde 2005, onde por três anos foi responsável pela formação continuada dos professores integrantes do projeto “Dançando na Escola”, da Secretaria Municipal de Educação, que envolve anualmente mil alunos.
Tem sua formação pela Escola de Dança Pavlova Ballet, de Apucarana – PR, onde trabalhou como bailarina, professora, coordenadora e coreógrafa. Teve como professores Ruth Rachou, Jair Moares, Carlos Aguero, Cláudia Gitellman, Carlos Trincheiras, Milko Esparemblek, Eva Shull, entre outros. Também atuou como professora em várias escolas do Paraná e como bailarina no Grupo Superior de Dança Fundação Teatro Guaíra/PUC – Curitiba – PR.

    Foi palestrante convidada do I CONGRESSO BRASILEIRO e III ENCONTRO PARANAENSE de Psicoterapias Corporais – Curitiba – PR, 1998, com o tema “Ouvindo o corpo dançante”. E na Bélgica, em 2006, participou de curso de atualização em dança clássica e contemporânea no Centre de Danse Choreart, Bruxelas.